Monday, August 03, 2009

AMERICA LATINA TERRITÓRIO DAS BANANAS
Recebi de meu Amigo Celso, esta cartinha ai e respondi com outra ali mais a baixo.

Honduras é logo ali!
Camaradas
O que está acontecendo em Honduras nos interessa de perto, como cidadãos e agentes políticos, pois está em jogo o futuro da democracia na América Latina. O povo está nas ruas resistindo ao golpe e precisa de apoio internacional. Já se contabilizam mortos, feridos, presos e exilados. As três centrais sindicais hondurenhas, as organizações indígenas e de camponeses, os professores e estudantes, organizações religiosas e comunitárias resistem. Por esse motivo escrevo convidando a se integrar no esforço de solidariedade àquele povo, onde se joga o futuro do Continente.Caso possa contribuir de alguma forma com a iniciativa, favor retornar o contato. Agradeço também se puder indicar pessoas e/ou organizações que possam se integrar a esse movimento de solidariedade.
Atenciosamente
Celso Martins da Silveira Júnior
---------------------------------------------------------------------------------
Caro Amigo Celso, como Jornalista de fato, pois me considero de "fato" nao pelas circunstancias da contemporaniedade, devido as falcatruas do judiciario, por nao considerar mais Jornalismo uma profissao "relevante", mas me considero Jornalista de "fato",pois sempre tive a premissa de exercela como tal e por ter esta indole, nao consigo desvincular a minha maneira de ser e das coisas que acontecem em torno de nossas vidas, enquanto estou "vivo".Eu me sinto neste angulo de pensamento, nao me vejo muito longe das coisas que me revoltam, quando as vejo,leio ou escuto,sendo assim é claro que me sinto na obrigaçao de me engajar em lutas que podem a qualquer momento "respingar" em nós.Celso, acho que pensamos diferente sobre varias coisas, mas terminamos tendo as mesmas indignaçaes de quando "jovem",de querer um mundo melhor.Quanto a este conflito, tenho minhas duvidas, quanto ao "golpe" militar, tambem, no meu entender, da Amazonia que dizem ser a "legal" pra cima, até os confins da América Latina como um todo, parece ser outro mundo e realmente nao é o que vivemos e consideramos como civilisaçao "normal", cheio de conflitos,guerrilhas, desapego a vida, é um naco de terras do mapa mundi, sem lenço ou documento, quem chegar é tiver força toma conta e com passar do tempo, vem um mais forte ou se acha mais esperto e novamente toma conta do "poder", é um ciclo, que se renova pro lado negativo, estamos lutando contra quem?Um ex-guerrilheiro, que foi deposto e que este mesmo a muito tempo atras deu um golpe tambem?estamos lutando, contra um golpe militar, por "tradiçao", latino americano, dao golpes subseguentes, um atras do outro,como se fosse a coisa mais normal do mundo?Estamos lutando contra os chavoes de sempre, a "burguezia" o poder "ianke", o "monopólio", o "latifundio"?Estamos lutando contra a ingnorancia de um porco que reluta em nao largar a ditadura na Venezuela, contra um indio ingnorante e cocaleiro, um bispo tarado que se diz o salvador da indiarada no Paraguai e mais ainda respingando na terra do nunca o "operario" de metalurgica, que pegou gosto ao poder e chutou,todas as suas ideologias, seus discursos inflamados contra tudo que representava e que esta ai hoje esposto?E quer se perpetuar no poder?Olha, Caro e Grande Amigo Celso, considero seu pedido de grande valia, estou com voce em sua luta, mas com resalvas e desconfianças, de quem detem o poder.Cheguei a um momento em minha vida, que a confusao é tanta, que só vejo uma maneira de encarar estes "FILHAS DAS PUTA","SE AI GOVIERNO, SOI CONTRA". Abraços de seu Amigo daqui do outro lado da baia sul.

J.L.CIBILS
FOTOJORNALISTA

No comments: