Tuesday, January 27, 2009

GOVERNO BRASILEIRO FAZ CAGADA, SE ESQUECERAM DE CRIAR MINISTERIO VAI DA MERDA.

DEU NO ESTADAO DE SAO PAULO
_Política
terça-feira, 27 de janeiro de 2009, 07:00 Online

Itália convoca embaixador no Brasil de volta após caso Battisti
Decisão foi tomada após procurador-geral pedir arquivamento de extradição e dar status de refugiado político
Jamil Chade, de O Estado de S.Paulo

GENEBRA - A crise entre Brasil e a Itália se agravou nesta terça-feira, 27. O governo italiano anunciou que está convocando de volta a Roma o seu embaixador em Brasília, Michele Valensise, diante da decisão do Brasil de dar status de refugiado político ao ex-ativista de extrema-esquerda Cesare Battisti.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, classificou como "inaceitável" a decisão do procurador-geral brasileiro Antonio Fernando de Souza de sugerir o arquivamento do processo de extradição de Cesare Battisti. Segundo ele, o embaixador foi chamado para de volta à Itália devido à gravidade da situação. "Quero discutir com ele quais serão as novas diretrizes", afirmou.

"Esperávamos uma reflexão mais aprofundada" sobre o caso, disse Frattini, segundo a agência de notícias Ansa, sobre a resposta do procurador, que recomendou na segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) que arquivasse o pedido de extradição de Battisti.

A convocação do embaixador é um sinal de que o caso está tendo repercussão política importante na Itália e que o país ainda avalia medidas a serem tomadas.

O procurador-geral da República afirmou que o pedido do governo italiano para que Battisti seja entregue pelo governo brasileiro deve ser arquivado porque o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu-lhe status de refugiado e o STF já concluiu que esse benefício impede o prosseguimento de extradições. Para Souza, Battisti deve ser solto.

(Colaborou Mariângela Gallucci, de O Estado de S. Paulo)

1 comment:

Brasil Empreende said...

Ola. Estou passando para convidar para conferir a postagem desta semana: Inovar: O grande X da questão. E Estamos participando do 1º Concurso BR-Infor-Blog, e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.