Tuesday, January 13, 2009

http://translate.google.com/translate?hl=en&sl=pt&u=http://jlcibilsfotojornalismo.blogspot.com/&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dhttp://jlcibilsfotojornalismo.blogspot.com/%26hl%3Den

COMO A VIDA MUNDANA ESCRACHADA E CARA DE PAU, DAS OTORIDADES CONTINUA, AI VAI O QUE PENSAMOS.
SEGUE TEXTO DO JORNALISTA CARLOS DAMIAO LÁ DO BLOG E COMENTARIOS DE LEITORES SEUS, INCLUAME EM SEUS PENSAMENTOS, POIS O QUE ESTAO FAZENDO COM NOSSA CIDADE É CRIME: http://carlosdamiao.wordpress.com/

TAO VENDENTO ( 171 ) DIRETO EM SANTA CATARINA.
ATÉ O NEW YORK TIMES ENTROU DE GAIATO.
Ainda a matéria sobre Florianópolis

Estamos todos ainda intrigados com a tal matéria que o New York Times produziu, indicando Florianópolis como um dos 44 destinos turísticos que devem ser visitados em 2009. Muitos comentaristas abordaram o assunto, entre os quais o Les Paul, abrindo ainda desconfianças em relação ao caso.
O mundo está repleto de lugares interessantes para se conhecer. Mas se ficarmos restritos ao Brasil temos o Rio de Janeiro na ponta das atrações fascinantes, seguindo-se, é claro, Salvador.
Por que só Florianópolis aparece no NYT? Mistério. Mas um mistério que se desfaz quando lemos a matéria por inteiro e percebemos o quanto a reportagem foi direcionada a empreendimentos particulares existentes na capital catarinense. Até porque se trata de um roteiro sobre diversão… Mas só tem diversão chiquérrima, porque a coisa é de altíssimo gabarito, como bem destacam os colunistas especializados na vida mundana dos ricos e famosos.
Como nós vivemos num outro plano, bem longe das futilidades da badalação social, é claro que aumentamos nossa desconfiança quanto à matéria do NYT. A quem interessa apresentar Florianópolis ao mundo como uma cidade de ricos e famosos, se a verdade é bem outra: essa gente não chega a compor 2% ou 3% da população. Estão querendo vender um peixe muito grande para uma panela muito pequena. Não vai dar liga.
De qualquer maneira, se a iniciativa foi do jornal – ou de jornalistas que trabalham para a publicação norte-americana – ainda dá para compreender: eles não conhecem Florianópolis como a cidade realmente é e nem fazem idéia de quem é que nos administra…
Tomara que ninguém, no Planeta, tenha a infeliz idéia de seguir as recomendações que o NYT repassou aos leitores sem muita base na realidade. A base, segundo entendi, foi dessa raça que fica babando quando vê ricos e famosos circulando por aí.
Esta entrada foi publicada em 13/01/2009 às 10:06 e é arquivado em Santa Catarina. Tagged: , . Você pode seguir qualquer respostas para esta entrada através de RSS 2.0 feed. Você pode deixe uma resposta, ou trackback do seu próprio site.
4 Respostas para “Ainda a matéria sobre Florianópolis”
LesPAul Disse: 13/01/2009 às 12:06
Caro Damião, sem querer prolongar a discussão, natural quando o assunto é LISTAS (maisbarulho.blogspot.com publicou algumas no final do ano - capas, discos, rock’n roll, jazz et coetera). O que chama à atenção é justamente o descompasso das informações. Nossa Desterro aparece exclusivamente no quesito PARTY, muito bem cotada pelos leitores, subindo da 24 para 11 posição. Mas aperec tbém a Africa do Sul e a alusão no mesmo item PARTY aos tradicionais safaris e às muitíssimas praias que ornamentam o encontro do Atlântico com o Índico. Ou seja, não há critérios objetivos bem definidos. Key West aparece como destino familiar, mas não é mais que Orlando e sues parques e até mesmo LA Vegas que investiu bilhões pra trazer além dos jogadores as famílias… É só pra ser chato com os que babam os ovos até virarem fios de babados dourados e depois desbotados pela ‘osculação’… A real que Floripa está bem no quesito festa pro high society e a horda empobrecida que acompanha e servil bem ‘o serve’ de figuração, para desfrute descartável… ficando de recado pra quem tem que fazer conta no cartão de crédito… já passaram pela Riviera, por Mikonos, por Punta, momentaneamente estão por aqui até saturar. O que fica é o segundo escalão que acha que é 1º e a ’sobra’ usada pela nuvem que passageira segue em busca de outro destino para sombrear…
Canga Disse: 13/01/2009 às 12:33
Damião, está claro que a matéria foi paga para enaltecer exatamente os empreendimentos chiques da Ilha. Aqueles poits de diversão construidos irregularmente com suborno à políticos e alhures. O resto é “retumbe” de piolho de rico. Aqueles que não podem ver uma ferrari que saem babando. Essa história já rendeu demais.
Mari Disse: 13/01/2009 às 13:13
Primeiramente, queria destacar a não inclusão do rio de Janeiro e Salvador na lista, quem gostaria de ir ao um lugar onde não é seguro? Favelas crescem cada vez mais, em ambas as cidades e Salvador me desculpe, mas é um lixo e outra coisa trio elétrico e carnaval não é tudo na vida. Florianópolis é linda como um todo, natureza, limpeza, da um banho no rio e salvador. É uma cidade com vários atratativos diferentes, queres ir ao um lugar pacato, conhecer a cidade histórica, Ribeirão da Ilha, queres ir nas melhores boates, Jurerê Internacional e espalhados pelo centro de Floripa e uma cidade versátil, Linda. Merece sim estar lá. Enquanto RIO e SALVADOR não melhorar a SEGURANÇA e claro tentar diminuír com essa favelização, não deveria NUUUUNCA ser incluída. Pessoas de outros países tem medo de ir a essas cidades. E além de tudo, já se foi a época q RIO era cidade maravilhosa, maravilhosa pq? por causa do cristo? me poupe!
Marcelo Disse: 13/01/2009 às 16:04
mari m desculpe vc,sim ja se foi a época em q o RJ era RJ.Só q ela ja foi como floripa é,naturza…..Acontece q no RJ tb houve o crescimento desordenado,sem um bom planejamento e nem crescimento sustentável.hoje ela é o q é.Fpolis está se encaminhando p/ o mesmo destino s nau for feito td um trabalho de crescimento sustentávelQto a segurança procure ver as estatístcas d como ela está em floripa ,tb c/ crescimento deswordenado,desproporcinal,só nos está faltando ter arrastão por aqui.Se os setores responsáveis nau tomarem nehuma atitude floripa tb vai virar um RJ.
abraços


No comments: