Monday, December 08, 2008

DEU NO ESTADAO DE SAO PAULO:

QUE GOVERNO É ESTE, NAO TEM VERGONHA DE PARTICIPAR DESTA GROTESCA PARTICIPAÇAO BELICA?
MAIS UMA VEZ O TAL CHANCELER FALOU O QUE NAO DEVIA.
O governo Lula se absteve de votar a favor do banimento das bombas de fragmentação – aquelas que, quando explodem, espalham a morte e a mutilação por uma área maior do que as bombas comuns, atingindo civis.

Bomba de fragmentação: civis como alvo



O Brasil é produtor e exportador dessas bombas, o que explica o veto, mas não o justifica. Em nome de bons contratos, ou seja lá do que for, perdemos a chance de nos juntar à grande maioria do mundo que condena esse tipo de armamento.
O Brasil, assim, alinhou-se a EUA, Israel, China e Rússia na recusa em banir uma munição que, no dizer de Janio de Freitas, na Folha de ontem, “teria feito gozo dos exércitos nazistas”. Para o colunista, a posição brasileira foi produto do “Brasil escondido, que alimenta a barbárie e serve à morte”. Difícil não concordar.


O chanceler Celso Amorim justificou a posição brasileira com uma chicana diplomática: afirmou que o tratado não foi formalizado no âmbito da ONU. Se no futuro houver uma iniciativa nas Nações Unidas que dê tempo para que os países produtores se adaptem, disse Amorim, o Brasil poderá repensar sua posição.
A coluna de Janio de Freitas pode ser lida aqui (só para assinantes da Folha).


Vítima de bomba de fragmentação: sem chance de escapar

1 comment:

Thiago Gaspar dos Santos said...

Olá, meu grande amigo Cibilis, incentivador e um dos responsáveis por me tornar repórter fotográfico.
Me junto a você nesta indignação. Como pode um País que é reconhecido internacionalmente pelo combate à fome, ter uma posição nazista como está?!
Minha mãe sempre educou seus filhos com uma conhecida regra da física: “toda ação tem uma reação!”. Por isso, acredito que se você agir mal, o mal retornará a você!
Parabéns pelo seu trabalho no seu blog! As notícias estão bem selecionadas, humanas e de grande utilidade para a sociedade! Um grande abraço de seu amigo Thiago Gaspar!