Thursday, November 27, 2008

ESPERENÇA ENTRE NÓS
ESTE É UM RELATO DE UM MORADOR DE
BLUMENAU QUE PEGUEI LÁ NO BLOG:
http://ilhadosemblumenau.wordpress.com/
ACHO QUE SINTETIZA MUITO TUDO.


PALAVRAS DE DESABAFO
Sou natural de Blumenau e vivo nesta cidade desde então, tenho 23 anos de idade o que significa que eu não presenciei os momentos de história que ficaram marcadas no passado de muitos blumenauenses, as enchentes de 1983 e 1984 e outros.Isso para mim sempre foi história, triste, mas continuava sendo somente uma história, e esta era uma matéria presente nos meus anos de estudantes. Lembro-me de uma apresentação que fiz nas aulas de oratória, na qual o tema que me foi proposto a apresentar era o surgimento da Oktoberfest.A Oktoberfest possui uma representação turística importantíssima para a cidade, pessoas do mundo a fora conhecem os 17 dias de folia, chope, músicas e comidas típicas alemã. Mas o que muitos desconhecem é o motivo que levou aos blumenauenses embarcarem nesta festa. Sua existência é a marca de um povo um bravo que lutou diante das perdas causadas pela força da natureza, nas enchentes da década de 1980. Seus lucros foram revertidos em ações que reergueram a cidade.Tenho vagamente em minha memória as imagens de outro desastre causado pela força das águas, a enxurrada de 1990, mas eu era somente uma criança e que não compreendia o real significado da lama e do barro após a tormenta.Nesses meses que se passaram onde a chuva parecia não ter fim, e os moradores estavam diariamente atentos as medidas do rio, sempre que eu percorria as margens do rio Itajaí, tinha medo de imaginar o que muitos já haviam vivido um rio chegar a medidas de 15 metros ou mais parecia impossível.Quando o caos se instaurou sobre a cidade e a região, especificamente aqui onde moro, tudo começou no sábado por volta das 19hs quando não tínhamos mais eletricidade sem saber o que podia ter ocorrido para que isso acontecesse, dormimos com barulho de chuva constante sem imaginar quão era o problema. Na manha seguinte ouvi relatos de desmoronamentos de casas, quedas de barreiras, árvores, postes, então o rádio a pilhas nos trouxe notícias reais do que se passava em nossa volta.Graças a Deus minha casa não foi atingida, nosso susto durou apenas minutos quando uma tromba água entrou por nossas ruas, mas logo escoou e deixou somente lodo, mas muitos vizinhos foram acometidos pelos deslizamentos. E a região do nosso grande Garcia, tem em cada canto um acontecimento diferente.Está sendo muito triste ouvir as notícias no rádio, imaginar que um rio transbordasse de tal forma não seria nada, porém, por mais estranho que isso possa soar, é um fato que os moradores do Vale já estavam acostumados. Mas, ver o alto de nossos morros deslizando, passado por cima de tudo e de todos, isso realmente eu nunca imaginaria ver um dia. Pessoas isoladas, sem poder ter ou dar noticias para acalmar os corações de outros, sem água, comida, e vendo pessoas morrer, tudo isso causado por imensos blocos de terra que começaram a cair.Infelizmente no meio de tanta tragédia há pessoas que tentam lucrar à custa das desgraças de outros, elevando o preço dos produtos essenciais neste momento, saqueando casas em outras barbaridades. Mas, o que nos alegra é que esses são poucos e a maioria está lutando, formando uma enorme corrente de solidariedade, como já foi batizada.Agradeço a Deus por contarmos com a solidariedade de diversos brasileiros, pelos profissionais competentes que a cada dia trabalham para que tudo se normalize. E que Ele abençoe aqueles que infelizmente formam fatalmente atingidos.



No comments: